segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O lápis e o computador..


Numa mesa de escritório qualquer um Lápis preto, recostado no porta-caneta observa o Computador receber informações cibernéticas através das mãos frenéticas de sua dona, em cima das teclas fazendo tic tic tic tic tic..

Intrigado com a cena, o Lápis começa:

Lápis: Como vai a vida por aí Computador?

Ao que o Computador responde:
- Tudo muito bem, apesar da correria..

O Lápis nem espera a conversa engrenar e reflete em voz alta:
- Como somos diferentes você e eu, não?

Computador: Somos?? Não acho..

Lápis: Bem, minha vida útil é bem menor que a sua, certo?

Computador: É, olhando por esse lado, sim..

Lápis: Além do que, as pessoas te tratam diferente, né?

Computador: Hummm (pensativo)

Lápis: As pessoas, elas ligam pra você, pro seu estado, tem que tomar certos cuidados, fazerem sua manutenção..Elas usam você mais do que para escrever, elas se comunicam através de você..é uma coisa até bonita de ver!

Computador: É, você diz isso porque não vê o que eles fazem comigo quando eu não estou bem, ou não quero trabalhar..Chamam sempre alguém para abrir minhas entranhas e mexer em meus órgãos..

Lápis: Pelo menos não sentam em cima de você, ou te deixam cair no chão em queda livre..Dia desses me quebrei em três partes, por causa de uma queda da mesa do escritório, agora quando escrevo pareço mais um ensaio de escola de samba..

Computador: Deixe de besteira, ô! Quando eu fico sem força, as pessoas vão logo te procurando..

Lápis: Foi-se o tempo rapaz!!Agora eles usam lapiseiras!Queria saber quem foi o infeliz que inventou aquelas cretinas! Humpf! Só querem saber de usar vestes coloridas, e a ponta que é bom, minha nossa, vive quebrando...

Computador: Bem, isso também é verdade. Mas porque isso agora? No auge de sua carreira??
Veja que belo Lápis você é: 15 cm, o que mostra que já tem certa experiência, já deixou aquela fase sem cabeça, é um sujeito ponta firme, bem vivido..porque vai encasquetar com isso??

Lápis: É a solidão, que me consome os grafites.. Na época do meu bisavô, a família do Faber C. dava sempre umas festas animadas..Era tanto lápis colorido, bonito, cada cor vibrante..e cheia de personalidade..
Hoje, parece que nem as crianças colorem mais...

Computador: Rapaz, deixa disso..Pense bem..Você é feito de madeira, criado e desenvolvido para dar vazão aos sentimentos que nem eu consigo captar..Como as cartas que outrora seus pais ajudaram a escrever, a marca registrada das letras e frases que alguém através de você pode escrever..Além disso, as pessoas gostam de te ter entre os dedos, sempre se divertindo ou apenas se distraindo com seu balançar..

Lápis: Pois é mas e quando eu fico gasto? Ou quando minha ponta quebra? Quem vem me apoiar?
As Lapiseiras? Aquele quadrado do Apontador? Ou aquela apagada, a Borracha? Ninguém vem em meu auxílio..

E ainda tem essas canetas a virem assaltar a gente, arrancar nossas lascas..

Computador: Amigo, me ouça com atenção..na minha frente as pessoas se sentam para fazerem parte desse meu mundo virtual..Ficam até dependentes, expostas, frágeis..tem uns que até choram olhando pra mim, como se eu pudesse responder e a única coisa que eu faço e me manter ali, frio..indiferente, esperando respostas de outros computadores em algum lugar distante do mundo..
Ao contrário de você, as pessoas me usam sem pudores, sem escrúpulos até..
Você pode sentir o calor da floresta, enquanto é parte da árvore, é matéria prima natural, que brota da terra, depois pode sentir o calor dos dedos humanos e gentis a te contar um segredo..uma canção ou até mesmo ou um poema..
Você é amigo dos aflitos falantes que te seguram em mãos para não se perderem em movimentos excessivos..é o acessório perfeito para cabelos indomados em um dia de calor e o apoio concreto das contas de matemática..É a alma do aprendiz, que primeiro rascunha para depois registrar..
Não reclame de ser mais uma invenção popular..
Aproveite o fato e vivencie todas as mãos contigo, aprendendo a criar..
Mas isso, meu caro, tirei do Google, de um blog qualquer que eu resolvi copiar..


Ouvindo_ Ella Fitzgerald_I Get A Kick Out

4 comentários:

Anônimo disse...

qUE BOSTA DE TEXTO, E EU AINDA TIVE PACIÊNCIA DE LER ATÉ O FINAL. E QUAL É A MORAL DA HISTORIA MESMO? LAPIS TEM SENTIMENTOS?

Gabriel Ferreira (Gordim) disse...

Gostei Luciana.
Bem legal o texto.
Coloquei seu blog nos favoritos. Abs.

Johnny disse...

affz. tb nao intendii a moraaal do texto

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito e com uma mensagem fantástica, gostei muito!