terça-feira, 26 de agosto de 2008

A opinião dos outros..


Diziam os mais velhos: "conselho, se fosse bom a gente não dava..e sim, vendia.."

Fiquei a refletir sobre isso hoje..
se uma pessoa chega pra mim e me pede uma opinião acerca de um assunto X..
e eu, escuto e dou a minha opinião..
mas dou a opinião mesmo..de verdade
sabendo que, se a pessoa pediu, ela que tome cuidado de analisar minhas palavras..
não é porque eu vou dar a minha opinião sobre o que eu acho..
que a pessoa tem de fazer exatamente aquilo que eu disse..
certo?

Bom, aconteceu basicamente o seguinte esses dias..
estava eu numa conversa com uma pessoa, que me pediu um conselho..
tudo ia muito bem, eu estava dizendo o que achava, a pessoa com quem eu falava escutava..
conversamos um pouco..mas não chegamos a nenhuma conclusão..
afinal alguns assuntos não precisam de um final propriamente dito..

A conversa acabou, passaram-se alguns dias..
eu esqueci do assunto..

Refilto: a bem da verdade é que quando alguém te pede um conselho, pode na verdade querer três coisas distintas:

a) ela somente quer desabafar e contar o problema para alguém - o que não quer dizer que a pessoa necessita de uma solução para o problema, ela só quer ser ouvida (o que acontece em praticamente 80% dos casos..principalmente femininos)

b) a pessoa quer que você diga exatamente o que ela mesma pensa sobre o assunto, como se fosse praticamente o alter ego da criatura..(e quer dizer que a pessoa não liga a mínima pra sua opinião sobre o assunto..e também acontece bastante)

ou c) ela está realmente disposta a ouvir o que você tem a dizer. Aproveitando o que for bom do ponto de vista dela, e desprezando o que não for bom, partindo de um ponto de vista diferente do que tinha antes..

e eu me apoio na terceira opção para continuar a descorrer sobre o assunto..
afinal, desconsiderando as pessoas que pedem nossa opinião pelas opções a e b e limitando-nos a minoria que usa o bom senso da alternativa c, acredito que dar a opinião ou o conselho em qualquer que seja o assunto, é de alguma forma influenciar alguém..
Querendo ou não..

E isso é de alguma maneira, comprometimento com o outro..
Detesto quando as pessoas fazem voltas e voltas para dizerem algo do tipo: " não tenho opinião sobre o assunto.."
ou então, quando você expõe o problema e a pessoa te diz: "é (com longa pausa..) é dificil mesmo.."

Puta falta de criatividade!!
Se não quer falar nada..
é simples: não diga nada..
mas se vai dar qualquer tipo de opinião (que pode ser acatada ou não)
usar o bom senso e ter personalidade é fundamental..

Pior é quando alguém diz algo que é realmente pertinente..
e depois diz: " Mas eu não tenho nada a ver com esse assunto.."
Como não??Acabou de opinar poxa???!

Ahh tem a ver sim..
afinal se envolver com os outros é isso..
viver no mundo é interagir a todo momento com muitas pessoas..
e de alguma forma mais ou menos importante participar..


Mania que temos às vezes de nos esquivar..
medo de dizer o que pensamos pelo que os outros vão achar..
o que vão pensar? será que vão pensar??
pelamor..


dar a sua verdadeira opinião pode ajudar alguém, sabia?



Ouvindo_Tom Jobim_Amor em Paz

Um comentário:

Luize disse...

Ah! Verdade td isso q vc disse, mas isso da pessoa q aconselhou estar envolvida a partir do momento q opinou não concordo.
É só uma pessoa de fora da situação dando o parecer dela (caso vc queria saber né).
Mas nem td o q aconselhamos é o certo e nem td o q nos aconselha tb... então fica pro bom senso de cada um XD

Boa quarta Lu!
:***