segunda-feira, 2 de março de 2009

Sobre Cotas nas Universidades


Reportagem da revista Veja desta semana, o tema Cota nas Universidades Federais Brasileiras, vai alimentar contradições e opiniões diversas.

Afinal, o sistema educacional do país já uma contradição por si só. Já que, a tanto se fala que as crianças são o futuro da nação, e ao mesmo tempo investe-se pouco ou quase nada em ensino de qualidade, profissionais bem treinados e bem pagos, e uma escola com boa infra-estrutura.

Mas bah! Isso já é tão lugar comum, como corrupção na política para nós, cidadãos.

Enfim, leio a reportagem e uma, ou melhor, várias pulgas me coçam atrás da orelha..

Ta aí uma coisa que vai mudar a vida de muita gente, e muita gente da minha idade..

Estabelecer cotas para negros, pardos e índios é uma decisão um tanto delicada, principalmente no Brasil..

Do meu ponto de vista, acho delicado porque definir o que é ser negro no país é muitíssimo difícil. E depois, o país tem tanta desigualdade social, que acho que “raça” é só uma pequena fração do todo.

Afinal, somos todos descendentes de algum espanhol, escravo, caboclo, índio, italiano, japonês..etc..

E acho que comprar uma briga a partir do ponto de vista racial não é tão inteligente.

Em uma parte da reportagem, pessoas e entidades defendem que o Brasil por ter vivido longo período escravocrata deve àqueles que mais foram prejudicados com o sistema, ou seja, os negros, pardos e índios, uma “recompensa”.

Concordo que a escravidão foi um período terrível de nossa história, mas continuo não achando que essa é a melhor maneira para resolvermos um problema que está além das classes raciais e sociais.






A educação é coisa séria, ou assim se prega há muito tempo.

Acho que é necessário sim, dar oportunidades a TODOS à uma educação de qualidade e a possibilidade de ascensão profissional. Mas levar apenas a cor da pele em conta é pouco demais.

Até porque onde ficam então os pobres e brancos? Onde ficam os descentes de italianos de japoneses, de espanhóis? E nós?Os BRASILEIROS? Onde ficamos?

Não adianta querer tapar o sol com a peneira enxergando parte do problema e tentar resolvê-lo pela metade.

Não seria melhor, fazer uma reestruturação no sistema escolar, começando lá trás, quando a criança entra na escola? Preparando ela desde o começo para conseguir entrar para faculdade?

E não falo só da educação, mas falo da estrutura familiar da criança, aliás, seja ela branca ou negra..

Que tal colocarmos mais escolas, e melhores professores?? Sim, porque melhores professores também exigem melhores salários, e claro, material didático compatível com as aulas que irão dar. Uma infra-estrutura preparada desde o começo para oferecer o melhor..
Porque não votamos uma lei que defenda e aplique isso?

Porque?







Não meus caros leitores o que temos?O que vemos?

Vemos uma lei que define raças, classes, uma lei que abre espaço para um mal tão difícil de ser expurgado das sociedades, o do preconceito.

Jovens podem ser cruéis demais, e o serão, tenha certeza, com os chamados “cotistas”.

E em teoria, estarão certos, pois como você diz para uma pessoa que se esforçou e estudou, e fez de tudo para passar no vestibular que a vaga dela foi preenchida por uma pessoa que teve uma nota 25% mais baixa?

É difícil..

Eu sei também que ser negro, mesmo no Brasil não é fácil.

Mas sei que ser pobre também não é..

Não é fácil não poder entrar pra faculdade..mas mais difícil ainda é não ter nada pra comer em casa..

É difícil não se formar pra advocacia, mais é pior não saber o que é isso.

De que adianta então, eu me pergunto..

Colocar alguém que nunca na vida teve ou soube o que era ter educação, em uma faculdade para ser um profissional, sendo que essa pessoa nunca deu valor à isso..

Não os negros, mais todas as pessoas que não tem capacidade de chegar a um nível escolar médio..

Acho delicado, como já disse, mas acho que se começarmos pelo básico, negros e brancos e pardos e índios terão oportunidade de ascender em sua classe social.

Acho ainda que teremos cidadão mais preparados, e menos burros..

Porque é isso que vejo em alguns “sites de relacionamento” e blogs que entro e leio, a total burrice..

Negra, branca ou parda..o nosso jovem antes de mais nada, precisa de educação..

E assim como todo cidadão, precisa de saúde, segurança e lazer.

E acho que infelizmente nossas políticas públicas não estão preparadas para nos oferecerem isso.

Nem nós jovens, preparados para cobrá-las.





Ouvindo_minha indignação

Um comentário:

Leo disse...

Vc escreve hein filhota?

Eu fico um pouco sem aparecer aqui...e vc posta poesia e fala de assuntos de cunho político (ó que chique o que eu disse)

Pra mim essas cotas são a afirmação do racismo no Brasil....eles mesmo criam algo que diferenciam os brancos dos negros.

Se querem apoiar, que apoiem a educação desde seus princípios.

Na verdade vc disse tudo aqui Lu, nem tem muito o que comentar.

Vou tentar dar uma resumida então dos outros posts. A infância do passado foi melhor sim, todo mundo brincava na rua e aprendia a se virar sozinho. Não tinha tecnologias, tinha contato humano o tempo todo.

O msn é engraçado porque vai muito de época. Tem aquele pessoal que vc costuma conversar direto, mas depois de um tempo vai perdendo o contato aí vai alguém e te bloqueia...simples assim..hahaha

E a poesia muito bonitinha, mas muito longe daquela Lu que eu conheci, a menina irada das borboletas no estômago......hahahaha

-------------------
E vamo que vamo porque sexta é o dia que eu vou te dar um coro no Guitar Hero, Winning Eleven ou o que for!!!