sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

deixar de aprender..


É estranho como a vida nos ensina todos os dias as mesmas lições.
Sinto que, de uma maneira ou de outra estou sempre revendo os mesmos conceitos e os mesmos costumes.

Aprendendo e errando com as mesmas coisas, de maneiras diferentes.
Para ilustrar o que estou dizendo, dia desses me peguei falando pelos cotovelos, como sempre, e percebi que conforme eu ia falando uma vontade de silêncio ia surgindo em mim, crescente e pulsante.

Ao notar a minha fraqueza, praguejei o silêncio como se negasse toda aquela minha euforia tola, e depois de um tempo, cedi e passei a ouvir..Ouvi outros pontos de vista, outras vozes e outras histórias, silenciei para ouvir quem queria me falar, e valeu a pena.

Ou seja, essas pequenas coisas que deixamos passar de vez em quando, fazem muita diferença na vida da gente. Desde então além de exercitar o silêncio, resolvi me ausentar um pouco de de dar a minha opinião em tudo a todo instante, não é bom ser o dono da verdade.. e quer saber, pro inferno com as verdades recheadas de egocentrismo e tolices.

Assimilando melhor o silêncio e a quietude, decidi tentar equilibrar meu tom de voz com o nível de nervosismo, assim quanto mais nervosa estiver, mais eu falo baixo. E ajuda, ajuda muito fazer isso.Afinal a raiva, o nervosismo e ansiedade são sentimentos passageiros e quase sempre fúteis demais.Não vale a pena se estressar por causa de nenhum deles.

Embora o esforço seja contínuo e o caminho distante e tortuoso, tenho minhas quedas, minhas falhas, meus descontroles. Não dá pra ser sã o tempo todo, não dá pra ficar numa boa enquanto a tempestade está em cima da cabeça, não dá pra passar em branco as vezes.E a gente vai, exalta de todas as maneiras possíveis os sentimentos, medo, raiva, ciúmes...a gente larga a mão de ser seguro e perde o controle..E depois como quem acorda de uma ressaca de tequila, você volta ao normal, se recompõe e se ajeita, se culpa por ter fraquejado, por ter aberto mão da razão..

O que ninguém explica é pra onde vai a tal da razão quando a grana aperta ou quando o coração sangra. Aonde vai a razão nos amores, nas paixões , nos copos de whiske, onde está essa maluca razão quando estamos alheios, parados, ou curtindo o momento.

Ela simplesmente não está lá pra segurar a sua mão, pra te tirar daquela enrascada, pra evitar que você diga coisas das quais você vai se arrepender muito..
Talvez a razão seja um bichinho escondido dentro da gente, morrendo de medo de ter que desaparecer..

E por isso eu continuo acreditando que existem lições que é bom nunca deixar de reaprender.

Ouvindo_Stand by me_John Lenon

Um comentário:

Anônimo disse...

Este provavelmente é o maior aprendizado. Guarde-o com carinho.