sábado, 20 de agosto de 2011

Tentativa de me tornar uma aluna




Carta (leia-se e-mail) enviada a Instituição UNINOVE sobre a tentativa de efetuar a minha matrícula...



Bom dia,

Me chamo Luciana, e tenho 25 anos.
Me mudei para São Paulo a cinco anos atrás, vindo atrás do sonho de morar na grande metrópole, na máquina que move o país.
Deixei em Uberlândia (MG), meus pais com o coração na mão, um irmão, minha então faculdade de Comunicação Social, meu carro, meus amigos, para vir até aqui tentar a sorte, arriscar a vida.
Desde então não consegui voltar a estudar.

E antes que vocês parem de ler esse e-mail, é preciso dizer que não, eu não quero estudar de graça.

Simplesmente decidi que era hora de voltar a faculdade, afinal minha idade ainda me permite alguns privilégios desse tipo, e resolvi escolher uma instituição séria e conceituada onde pudesse me desenvolver como Jornalista.
Fiz o vestibular agora, em 10 de agosto depois de muito procurar nas tantas faculdades que existem aí fora, entendendo que a UNINOVE era a melhor escolha.
Falei com amigos, pessoas que estudam lá..enfim, procurei me informar ao máximo sobre a instituição, iludida que, no momento que eu desce o primeiro passo as coisas iriam se ajeitar.

Qual não foi a minha surpresa ao solicitar em minha cidade natal, o meu histórico escolar do ensino médio.
Sabem como é a vida no interior, não é mesmo?
Eles não andam às pressas como nós, fazem tudo com prazos longos e com uma paciência quase budista.

Logo, minha documentação não estaria completa para fazer a matrícula a tempo.
Resolvi entrar em contato com a UNINOVE a fim de pelo menos, explicar o problema e ouvir uma solução viável, plausível.

Minha primeira tentativa foi pelo chat.
O NÃO veio tão depressa, que nem tive tempo de digitar o “Obrigada”.
Fiquei engasgada com a atendente me dizendo claramente, mesmo depois de explicar minha situação, que não havia nada a ser feito.

Era assim, ou nada.
Com histórico uma aluna, sem histórico uma “Zé Ninguém”.

Mas dizem por aí, que brasileiro, não desiste nunca.
E eu que sou uma das adeptas dessa infame sentença, resolvi ligar, pois quem sabe ouvindo minha voz de súplica, alguém me desse um norte, um destino.
Tão rápido quanto o do chat, o NÃO veio rasante, rasteiro.. Derrubando mais uma vez as minhas expectativas de conseguir me matricular em uma faculdade.

E veja, uma estudante como tantas outras, querendo apenas o direito de poder se matricular em um curso, parece simples não?
A primeira mensalidade já em mãos. O valor da matrícula, contado na carteira aguardando o momento de entregá-lo a boa alma que iria me atender sorridente, como que me prestigiando por um ato de bravura tão grande como esse, de voltar a estudar.

Não, foi sempre a resposta.
A resposta clara seca e sem rodeios de todos que me atenderam até agora.
Pelo que sei, as matrículas se encerram hoje.
E por isso destilei aqui nessas linhas, meu desespero, meu inconformismo.
Quem sabe se essas linhas serão lidas?
Quem sabe se sequer chegarão as mãos de alguém com decência suficiente para entrar em contato comigo e tentar de maneira humana, dar uma resposta melhor que “Não, não é possível”.

O meu histórico de conclusão do ensino médio, existe! Isso posso afirmar.
Afinal, modéstia a parte, alguém sem ensino médio não conseguiria escrever tantas linhas como as que acabei de escrever.
Mas, ele ainda está em Minas, navegando por entre mãos alheias, pães de queijo e cafezinhos.

Espero que entendam por fim, que esta não é uma carta pedindo um favor.
É pedindo simplesmente que seja atendido um ser humano que anseia pelo conhecimento, por voltar a estudar.



Ouvindo_Gilberto Gil _ Andar com Fé

Nenhum comentário: